10 Curiosidades Sobre O Nosso Cérebro Que Você Não Sabia

10 curiosidades sobre nosso cérebro, que é considerado o mais complexo dos órgãos humanos. O cérebro possui características únicas e curiosas que muitas pessoas desconhecem. Por exemplo, você sabia que ele pesa em média 1,36 kg e que está em constantes transformações? Nós do site nintudo preparamos 10 curiosidades sobre o nosso cérebro.

Confira as 10 curiosidades sobre o nosso cérebro humano, que com certeza te surpreenderão

10 curiosidades do cérebro

1° O cérebro humano conta com cerca de 160 mil quilômetros de veias sanguíneas

Cerca de 160 mil quilômetros de veias irrigam o cérebro. Certamente com toda essa quilometragem, é capaz de dar a volta no planeta Terra quatro vezes. Além disso, se fossem todas enfileiradas, poderiamos chegar até a metade do caminho entre a Terra e a Lua.

2° Nosso cérebro possui 100 bilhões de neurônios

Cada neurônio faz até 10 mil conexões, responsáveis pela transmissão de um impulso nervoso de um neurônio até outro e que continuam por toda nossa vida. Sendo assim, conseguimos gravar tudo o que sabemos fazer, como por exemplo: andar, falar e diversas outras coisas.

3° Respiramos por uma narina de cada vez e, é o cérebro quem faz a troca da narina a cada 30 minutos

Quando um lado do cérebro está mais ativo, o lado inverso da narina é quem funcionará na respiração. Portanto ao respirar pelo lado direito, por exemplo, o hemisfério esquerdo do cérebro mostrará uma atividade maior e vice-versa.

4° Vemos nosso próprio nariz o tempo todo, mas nosso cérebro ignora automaticamente

Nosso cérebro usa o nariz para ter um ponto fixo no espaço e também como posicionamento. A gente acha que não o vê, mas é porque o cérebro ignora ele o tempo todo, para não haver sensações estranhas e tonturas, eliminando assim, as sensações de desconforto.

5° Precisamos de 90 segundos de conversa com alguém para o cérebro decidir se gosta ou não da pessoa

Quando conhecemos alguém que nos parece confiável, o nível de um importante hormônio, a ocitocina, aumenta em nosso cérebro. Quando o nível de ocitocina aumenta, a gente se sinte mais propenso a criar uma relação com aquela pessoa. Dessa forma, o cérebro humano tende transformar a cooperação em prazer.

6° Quando estamos em ambiente diferente, metade do cérebro fica acordado enquanto você dorme

Em um lugar novo, somente metade do cérebro descansa e se recupera das atividades do dia, enquanto a outra metade fica em alerta para reagir mais rápido aos possíveis sinais de perigo. Portanto, a metade do cérebro fica de guarda. Talvez você já tenha sentido essa sensação ao dormir em um hotel, ou até mesmo na casa de um(a) amigo(a).

7° O cérebro pode sentir alguém te observando enquanto dorme

O cérebro não “desliga completamente” quando dormimos, ele fica processando e memorizando em conjunto com os neurônios o que aconteceu durante o dia. Além disso, trata de descartar algumas memórias não tão importantes. Durante uma das fases do sono, chamada REM, ocorrem os sonhos mais vívidos, onde os olhos se movem rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela de quando estamos acordados. Quando acordamos subitamente durante o sono, o cérebro não “percebe” e temos a sensação de que há algo nos observando.

8° Sempre ao dormimos, nosso cérebro faz uma limpeza e deleta algumas informações inúteis

Assim como a memória RAM de um computador, nosso cérebro também deleta algumas informações e memórias menos relevantes para “liberar mais espaço”. Sendo assim, nosso cérebro trata de armazenar as infoemações de maiores utilidades. Como resultado, mais conexões se formam para receber novos aprendizados.

9° Antes de dormir, 90% da nossa mente imagina coisas que gostaríamos que acontecesse, por exemplo, ficar rico rsrs

Como mencionamos na curiosidade 7, nosso cérebro não desliga por completo quando estamos dormindo, necessitando processar o que ocorreu durante o dia. Antes de dormir, presenciamos um sono leve, que repassa as memórias recém-formadas, ordenando-as e gravando informações que façam sentido no dia seguinte. Isso dá espaço para nossa imaginação, que cria imagens e faz com que nossos sentidos pareçam reais.

10° Nõa imortpa a oderm das ltreas da pvarala, bsata que a pmrireia e a úmtila etrla etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso

Não importa a ordem das letras da palavra, basta que a primeira e a última letra estejam no lugar correto, para que possamos entender o que está escrito. Portanto, nosso cérebro faz com que a gente compreenda o contexto, sendo assim, pulamos algumas sentenças e dessa forma entendemos a palavra ou frase. Em conclusão, não é necessário decodificar palavra por palavra. Pois lemos de uma vez só, olhando a palavra como um conjunto total.

Além das 10 curiosidades sobre o nosso cérebro citadas acima, deixo logo baixo mais duas curiosidades como bônus

11° O cérebro não sente dores

Sentimos dores de cabeça, doem os vasos que entram no cérebro e saem, dores nos músculos, articulações dos ossos e seus ligamentos e etc. Mas o cérebro em si mesmo, não dói em momento nenhum.

12° Nosso precioso cérebro processa informações em uma velocidade de 430 quilômetros por hora

O cérebro funciona semelhante a uma compacta e complicada rede de telefone. Ou seja, através de um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e após isso, dirigidas ao seu local apropriado.
Latest
Next Post
Related Posts

0 comentários:

Seu comentário é sempre bem vindo!

Comente, opine, se expresse! este espaço é seu!

Se quiser fazer contato por E-mail, utilize o Formulário para contato

Espero que tenha gostado do blog e que volte sempre!